domingo, 29 de maio de 2011

Ao mestre, com carinho...

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". 

Dando continuidade à tradição, os alunos da Dom Lúcio  fizeram, no dia 15 de outubro de 2010, uma simples e afetuosa homenagem àqueles que fazem do seu trabalho a mais nobre das missões...

Da esq. p/ dir: Sônia, Maria do Carmo, Edilson, Almerindo, Emília, Isabel e Dulcilene.

 Eliene, Marisa e Liliane, alunas do 8ºM1, preparam os aperitivos...
Almerindo, Euza, Rosa e Edilson, professores do 8ºM1

Nenhum comentário:

Postar um comentário